menu

MCG expõe HQ’s sobre Carolina Maria de Jesus

Autores da obra estiveram em Ponta Grossa na última terça-feira (19) para o lançamento nacional da mostra

O Museu Campos Gerais (MCG), recebe até dia 14 de dezembro, a exposição ‘Carolina em HQ: mostra de originais da história em quadrinhos sobre Carolina Maria de Jesus’. A estreia nacional da exposição, aconteceu na última terça-feira (19) - véspera do dia da consciência negra- no museu e contou com a presença dos autores João Pinheiro e Sirlene Barbosa, que assinam a biografia em quadrinhos Carolina (editora Veneta, 2016).

Na visita à Ponta Grossa, os autores participaram de uma noite de autógrafos, de bate-papo com estudantes e docentes de Artes Visuais da UEPG e ainda prestigiaram a inauguração da nova sede do Instituto Sorriso Negro, em Uvaranas. Na obra, João e Sirlene, contam a história da escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro ‘Quarto de Despejo’, que foi publicado em mais 13 países e fez da escritora um fenômeno literário do Brasil na década de 60. Desde a infância pobre em Minas Gerais até o cotidiano da vida sofrida na favela do Canindé, em São Paulo, tudo é retratado na biografia em quadrinhos.

Além de ser uma oportunidade para conhecer um pouco da vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), a mostra também é uma inspiração para artistas da região, que pela primeira vez têm a oportunidade de visitar uma mostra nacional de originais de quadrinhos no MCG, e ver de perto o resultado do trabalho, criado apenas com lápis, papel e borracha. “A ideia de fazer a lápis foi porque a própria escritora Carolina trabalhava com lápis, então ela criou todas as suas obras com material muito simples, era o papelão que ela catava na rua, cadernos que tinham folhas em branco, então ela catava e escrevia, por isso eu achei que seria uma boa também, trabalhar com o mínimo de recursos”, explica João Pinheiro.

A mostra que integra a programação do mês da consciência negra no museu foi selecionada pelo edital de Seleção de Projetos sobre Expressões e Manifestações da Cultura Afro-Brasileira do Conselho Municipal de Política Cultural de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura, com a curadoria do jornalista e professor da UEPG, Ben-Hur Demeneck.


Museu inaugura ala no mesmo dia da exposição

O espaço cultural Debret, localizado no Museu Campos Gerais, onde a história de Carolina Maria de Jesus está exposta, foi inaugurado junto com a exposição, na última terça-feira (19), com a presença dos autores da obra, João Pinheiro e Sirlene Barbosa. A entrada para a visitação é gratuita. O Museu Campos Gerais está localizado na Rua Engenheiro Schamber, 686, e a mostra ficará aberta para o público, de terça-feira aos sábados, a partir das 9h às 11h30 e no período da tarde desde as 13h30 às 17h.

Últimas Notícias
Cotidiano 22/11/2019 ás 22:50h
Ponta Grossa 22/11/2019 ás 21:14h
Dinheiro 22/11/2019 ás 20:15h
Campos Gerais 22/11/2019 ás 20:03h
Ponta Grossa 22/11/2019 ás 20:02h
Campos Gerais 22/11/2019 ás 20:01h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/300000/cover_00304097_00.jpg
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades