menu

'Pipoca: amor de cão' passa a integrar acervo do Pegaí

O livro, da pedagoga e escritora carioca Erika Falcão, chega às estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis nesta semana


Uma história que retrata a amizade, o respeito às diferenças, o amor à família e a adoção consciente dos animais de estimação é o enredo que envolve “Pipoca: amor de cão”. O livro, da pedagoga e escritora carioca Erika Falcão, chega às estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis nesta semana. Cinco mil exemplares já estão disponíveis nas 16 cidades onde o Pegaí está presente e ainda no projeto Alimentando Mentes. Com isso, o Pegaí segue na missão de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros e já ultrapassa a marca dos 460 mil livros disponibilizados em seu acervo.

Na narrativa, Renata é uma das personagens centrais da história e que está prestes a fazer aniversário e a realizar seu grande sonho: adotar um bichinho de estimação. Entretanto, às vésperas da sua comemoração, ela encontra um cachorrinho perdido em um terreno baldio do bairro. A partir daí ela precisa achar a família de Pipoca e para isso, vai contar com a ajuda de uma turma de amigos para cumprir a missão. Se ela vai conseguir? Só lendo a história pra saber!

Toda a aventura é descrita nas 96 páginas do livro, publicado pela Editora Venatus, e que traz ilustrações de Heitor Neto. Sobre a história, a autora revela que alguns dos personagens da saga foram inspirados em pessoas e animais importantes de sua vida. Mas essas influências não param por aí. Há muitos outros elementos que a inspiram a escrever. “Além das histórias que eu li, filmes, séries, momentos da minha infância e juventude... Gosto de observar as relações dos seres humanos com os animais, o meio ambiente, o nosso planeta Terra e o universo que pertencemos”, conta.

Pipoca: amor de cão é o terceiro livro de Falcão e o primeiro a ser impresso com o selo do Pegaí em sua “Fantástica Fábrica de Livros”. Aliás, a leitura sempre esteve inserida na vida da autora já que ler, contar e criar histórias para os seus alunos sempre fez parte da sua profissão. “O desejo de colocar as minhas ideias no papel só tomou forma em 2013, quando reencontrei uma amiga de infância, que havia se tornado escritora de literatura infantil. Nós duas decidimos escrever um enredo, que culminou no lançamento do nosso primeiro livro de fantasia, Eclipse da Lua Azul. A trama tem mais dois livros: Templo de Gelo e Raízes de Luz. De lá para cá, não parei mais de escrever”.

Além de falar sobre altruísmo, amizade, educação entre outros temas pertinentes, o livro chama atenção por trazer também uma abordagem sobre a utilização consciente das redes sociais. Uma preocupação constante da autora, que destaca que enquanto mãe e pedagoga sempre teve um olhar atento à questão. “Como as tecnologias são ferramentas importantes e estão presentes nas nossas vidas, cabem aos responsáveis uma atenção maior com suas crianças e jovens, na forma como eles estão passando o seu tempo, ao interagirem no mundo virtual”, ressalta a autora que cedeu, juntamente com a editora, os direitos de impressão do livro ao Pegaí. 


Impressão  

As parcerias que o Instituto Pegaí Leitura Grátis mantém com a iniciativa privada são imprescindíveis para viabilizar as impressões dos livros. Além de otimizar o acesso à leitura para as pessoas, incluindo as de baixa renda, e fortalecer o viés social, essa união resulta em ações mais sustentáveis para o meio ambiente. “Firmamos parcerias com empresas que nos ajudam com o que podem, e principalmente com aquelas que entendem a importância de colaborar diretamente com a comunidade da qual ela está inserida”, destaca o professor Idomar Cerutti, presidente do Instituto Pegaí Leitura Grátis. São organizações que já entenderam a importância das práticas de responsabilidade socioambiental. Em sua grande maioria atentas e comprometidas com a aplicabilidade de critérios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Neste mês, por exemplo, a viabilização das impressões dos exemplares ocorreu por conta das doações de papéis realizadas pelas empresas BO Paper Brasil e Papirus Indústria de Papéis, além do patrocínio da Huhtamaki do Brasil LTDA, Czepula Contabilidade e Planalto Select Hotel e do programa Nota Paraná, através da campanha “Transforme seu cupom sem CPF em leitura”.


Com informações da Assessoria

Últimas Notícias
Ponta Grossa 18/06/2022 ás 18:47h
Cotidiano 18/06/2022 ás 18:06h
Bom Dia Astral 18/06/2022 ás 18:00h
Cotidiano 18/06/2022 ás 15:48h
Destaques
Fluidos Positivos
Paulo Coelho
VÍDEOS
Mix
/img/cover/420000/capa_00426971_0_202206172031.jpg?xid=1248384
+ Empregos
+ Bom Dia Astral
+ Romulo Cury
+ Variedades