PUBLICIDADE

PG decreta situação de emergência em saúde com avanço da dengue

Até o momento, Ponta Grossa já registrou mais de 700 casos da dengue; em uma semana, casos aumentaram em 31,4%

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Ponta Grossa realiza diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti -

Com o aumento dos casos de dengue em Ponta Grossa, a Prefeitura Municipal (PMPG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública na cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na última sexta-feira (12), com a assinatura da prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (União Brasil). Até o momento, o município de Ponta Grossa já registrou mais de 700 casos da dengue.

Segundo as informações publicadas no Decreto nº 23.222, de 12/04/2024, a situação de emergência acontece devido à “ocorrência de quatro semanas epidemiológicas consecutivas de ascensão de casos de dengue no Município de Ponta Grossa, tanto de casos prováveis quanto de casos confirmados autóctones”. Além disso, a medida fala em “salvaguarda da saúde da população princesina”.

Ainda conforme o decreto, “é dever da Chefe do Poder Executivo adotar todas as medidas necessárias para garantia da Saúde Pública”, explica Elizabeth Schmidt. O último boletim da dengue, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostra que Ponta Grossa teve 176 novos casos da doença, em uma semana – ao todo, o Município já registrou 736 positivos para a dengue.

Em uma semana, houve um aumento de 31,4% dos casos confirmados da doença. Já na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, que abrange Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés, o total de casos chegou a 1.164 confirmações. Por fim, em todo o Paraná, são 184.819 casos positivos, com 103 mortes.

MUDANÇAS - Com o novo decreto, a Situação de Emergência “autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao enfrentamento da emergência em saúde pública no Município de Ponta Grossa”, finaliza o documento, que também tem a assinatura do Procurador-Geral do Município, Gustavo Schemim da Matta. Além disso, em outro decreto, foi criado o ‘Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti’.

O grupo tem a finalidade de “acompanhar as condições e ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em todo o território do Município de Ponta Grossa”. O comitê é composto pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), Exército Brasileiro, entre outras entidades.

PANORAMA DO ESTADO - No período epidemiológico atual, Paraná contabiliza 103 mortes, sendo 45 vítimas masculinas e 58 femininas. Ao todo, são 184.819 casos registrados da doença. A Regional com mais casos confirmados de dengue é a de Cascavel, com 25.729. Na sequência estão a Regional de Apucarana (25.288), a de Francisco Beltrão (22.969), a de Londrina (18.577), a de Maringá (15.255) e a de Campo Mourão (13.295). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (15.141), Londrina (13.263), Cascavel (11.358), Maringá (8.608) e Quedas do Iguaçu (5.670). Além dos mais de 184 mil casos confirmados de dengue e das 395.214 notificações desde o início do período epidemiológico 2023/2024, existem ainda 89.012 casos em investigação e 110.946 já foram descartados. Dos 399 municípios paranaenses, 392 estão com casos confirmados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE