PUBLICIDADE

Rudolf Polaco inicia campanha por arborização em PG

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">O objetivo é arrecadar mudas de espécies nativas para que sejam plantadas em parques, praças e outros pontos. Prefeitura garante que tem espaço disponível e precisa das plantas.</b>

O objetivo é arrecadar mudas de espécies nativas para que sejam plantadas em parques, praças e outros pontos. Prefeitura garante que tem espaço disponível e precisa das plantas.

O vereador Rudolf ‘Polaco’ (Cidadania) lançou na quinta-feira (6) a campanha ‘Arboriza PG’. A proposta, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pretende arrecadar o maior número possível de mudas de espécies nativas para que sejam plantadas em parques, praças e avenidas da cidade. A campanha receberá doações da população e também de empresas interessadas.

Durante a quinta, Rudolf esteve nos estúdios do portal aRede para explicar sobre a iniciativa. “Ponta Grossa muitas vezes é criticada pela questão da arborização, principalmente em comparação com outras cidades como Maringá e Londrina. Para resolver essa questão, entramos em contato com o Paulo Barros [secretário de Meio Ambiente] e explicamos nossa intenção de trabalhar pela causa. A campanha prevê que, em apoio com a sociedade civil e com os defensores da causa sustentável, nós possamos arrecadar as árvores e doá-las para o Município”, descreveu o vereador.

Para evitar problemas em longo prazo, a secretaria de Meio Ambiente estipulou as espécies de árvores que podem ser doadas: pitanga, extremosa, dedaleiro, uvaia, gabiroba, araticum, cereja-do-rio-grande e ipê. “São árvores nativas da nossa cidade e que conseguem se desenvolver por conta do clima. Na questão estrutural, elas também não danificam calçadas e ruas. Então a secretaria estabeleceu essas espécies para evitar que o trabalho seja perdido daqui uns anos”, explicou o vereador.

Além as espécies específicas, a campanha também deve priorizar o recolhimento de mudas já em estágio avançado de desenvolvimento – com cerca de 1,5 metro, segundo o vereador. Isso porque o plantio de árvores deste padrão é mais eficiente no sentido de evitar o vandalismo.

Além da população em geral, as empresas interessadas também podem realizar doações para a campanha. A sugestão do vereador é que sejam adquiridas árvores em algum viveiro e que elas possam seguir direto para a responsabilidade da pasta de Meio Ambiente. “Não vamos aceitar dinheiro para a compra de mudas como forma de doação. Nosso objetivo não é trabalhar com questões financeiras, até para que não restem dúvidas em relação à idoneidade da campanha. As pessoas pegam a uma – ou compram – e levam direto para a secretaria”, detalhou o vereador.

Secretaria garante que tem espaço disponível

De acordo com o vereador, a proposta de arborização de Ponta Grossa já era uma vontade antiga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No entanto, a pasta não possuía mudas suficientes para fazer o plantio. “O secretário nos garantiu que tem espaço para o plantio em nossa cidade, mas que não tem as árvores para plantio. Com o apoio da população e de empresas interessadas na sustentabilidade, queremos solucionar este problema e fazer de Ponta Grossa um exemplo de arborização para todo o Paraná”, ressaltou o vereador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE