PUBLICIDADE

Novos vereadores representam renovação de 50% na Câmara de PG

Dos 19 parlamentares, apenas oito foram reeleitos e os outros 11 ou são novatos ou retornam ao Legislativo após período de afastamento

Legislativo terá 19 vagas em 2021
Legislativo terá 19 vagas em 2021 -

Dos 19 parlamentares, apenas oito foram reeleitos e os outros 11 ou são novatos ou retornam ao Legislativo após período de afastamento

A próxima legislatura da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) terá 19 vereadores e representa uma renovação de 52% dos parlamentares. Dos 19 membros da atual legislatura, apenas oito conquistaram a reeleição em 2020, enquanto os outros(as) 11 parlamentares são novatos (vereadores(as) de primeiro mandato) ou retornam ao Legislativo após um período de afastamento. 

A nova legislatura toma posse nesta sexta-feira (1º) a partir das 15h. Entre os membros da próxima legislatura, foram reeleitos os vereadores Daniel Milla, Divo e Paulo Balansin (todos do PSD), Geraldo Stocco (PSB), Pastor Ezequiel (AVANTE), Felipe Passos (PSDB), Doutor Zeca (PSL) e Walter José de Souza, o Valtão (PRTB) - Valtão foi preso pelo Gaeco no último dia 15 e segue detido. 

Já o grupo de novos vereadores tem parlamentares de diversos partidos. Joce Canto (PSC), filha do ex-prefeito e comunicador, Jocelito Canto, e da deputada estadual Mabel Canto (também do PSC). Por sua vez, o PSDB elegeu o novato Doutor Erick e o Republicanos garantiu a vaga para o novato Leandro Bianco. Outro novato foi eleito pelo PSB e é Ede Pimentel, filho do ex-vereador Delmar Pimentel, falecido no último dia 15.

Entre os ex-vereadores que voltam ao Legislativo estão Julio Küller (MDB) e Izaías Salustiano. JK tem longa carreira no Legislativo e já foi secretário de Assistência Social, além de ter disputado o cargo de prefeito em 2016. Já Izaías assumiu o cargo de vereador em alguns momentos da Legislatura anterior, além de também ter ocupado cargos na Gestão Municipal. 

Também entre os novatos estão Filipe Chociai e Léo Farmacêutico, ambos eleitos pelo Partido Verde e ambos receberam 1.533 votos. Filipe é filho do articulador político, Elizeu Chociai, e foi responsável pela reestruturação do Partido da cidade, já Léo Farmacêutico também é um nova liderança no cenário político e reforçará a bancada do PV no Legislativo. 

Já o Democratas (DEM) mantém a cadeira que tem no Legislativo com Jairton da Farmácia, também novato na Casa de Leis. O Solidariedade (SD), grupo liderado por Marcio Pauliki, elegeu a Missionária Adriana Jamier, para o primeiro mandato. Por sua vez, Josi Kieras + Coletivo garantiram a primeira cadeira do PSOL em uma candidatura coletiva e inédita. 

Câmara tem presença histórica de mulheres

A Câmara Municipal de Ponta Grossa terá uma presença histórica de mulheres na próxima legislatura. Três mulheres conquistaram uma vaga no Legislativo Municipal:  Missionária Adriana (Solidariedade), Joce Canto (PSC) e Josi Mais Coletivo, (PSOL). O trio representa o maior número de mulheres presentes numa mesma legislatura na Câmara. Anteriormente houve uma ou duas mulheres em cada legislatura da Câmara. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE