PUBLICIDADE

PG registra três casos de dengue importados

No Paraná, sete municípios estão em estado de alerta por conta de uma epidemia da doença

O Aedes Aegypti também é transmissor da Chikungunya e do Zika Virus
O Aedes Aegypti também é transmissor da Chikungunya e do Zika Virus -

No Paraná, sete municípios estão em estado de alerta por conta de uma epidemia da doença

ASecretaria da Saúde do Paraná (SESA) divulgou nesta terça-feira (19) o Boletim Epidemiológico semanal que monitora os casos de dengue no Estado: são 205 novos casos confirmados.

O total de casos aumentou de 1.029 para 1.234 e as notificações passam de 10 mil em todo o Paraná.

“São números preocupantes e o Governo do Estado segue reforçando a orientação para que toda a população verifique e elimine os possíveis locais de formação de focos do mosquito transmissor da dengue: o Aedes Aegypti se prolifera em locais que acumulam água parada; os focos estão nos quintais das residências, nos pratos de plantas, ralos, pneus, garrafas, lixeiras, lajes, sucatas e restos de materiais de construção, entre outros. Estamos com uma campanha de conscientização nos veículos de comunicação e redes sociais de todo o estado alertando sobre o perigo da dengue e destacando as medidas de combate”, afirmou o secretário Beto Preto.

O boletim epidemiológico aponta que 898 casos são autóctones, o que significa que as pessoas foram infectadas nas cidades de residência.

O município de Santa Isabel do Ivaí, em situação de epidemia, confirmou nesta semana 93 novos casos, e o de Inajá, 66. “A situação de epidemia é definida quando o município registra, proporcionalmente, 300 ou mais casos de dengue por 100 mil habitantes”, explica o técnico Ronaldo Trevisan, da Divisão de Vigilância Ambiental da SESA.

Também estão em epidemia: Nova Cantu, Quinta do Sol, Ângulo, Floraí e Uniflor.

Na 3ª Regional de Saúde, dos 42 casos de dengue notificados, 3 foram confirmados em Ponta Grossa. Todos estes casos da doença são importados de outras regiões com contaminações e, por enquanto, a região não está em estado de alerta.

A SESA alerta para que a população se previna contra a dengue, não deixando água parada em vasos, baldes e demais lugares onde o mosquito possa procriar e se proliferar. Também é importante atentar-se com a limpeza das piscinas, calhas, vasos de plantas e objetos decorativos de jardins e quintais.

PG promove ações durante o ano

Em Ponta Grossa as ações preventivas da dengue acontecem durante o ano todo, com os Agente Comunitário de Endemias (ACE) verificando mais de 25 imóveis e terrenos baldios por dia. Ainda durante as visitas, os ACE ensinam métodos como prevenir o mosquito e realizam pequenas campanhas educativas. A Secretaria Municipal de Saúde ainda deixa o alerta de que a população pode ajudar, colocando todas esses ensinamentos em prática e lembrando seus amigos, vizinhos e parentes de que devem fazer o mesmo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE