PUBLICIDADE

Em PG, UTI estão com 100% de ocupação

Ponta Grossa enfrenta o drama da falta de leitos de UTI e fila de espera nos hospitais públicos e privados

Desde o início da semana, as UTI's estão com ocupação máxima
Desde o início da semana, as UTI's estão com ocupação máxima -

Ponta Grossa enfrenta o drama da falta de leitos de UTI e fila de espera nos hospitais públicos e privados

O enfrentamento à Covid-19 está chegou ao ponto mais crítico desde o primeiro caso registrado na cidade, um ano atrás. Há duas semanas o índice de ocupação da UTI covid do HU-UEPG não fica abaixo de 100%. O Hospital atende toda a região dos Campos Gerais e tem fila de espera para receber pacientes.

Ponta Grossa, a maior cidade da região, também tem números assustadores. Dos 85 leitos de UTI, públicos e privados, todos estão ocupados desde segunda-feira. O último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) trouxe 190 novos casos de infecção pelo coronavírus e mais 4 mortes decorrentes da Covid-19. A cidade soma 23.275 casos confirmados e, de um total de 405 óbitos, mais da metade é de idosos acima de 60 anos.

Rodrigo Manjabosco, secretário municipal de saúde, comentou os números alarmantes. “Entre as maiores vítimas ainda estão os idosos de 60 a 79 anos. Contudo, temos visto que o número de jovens doentes tem aumentado. E, além disso, o tempo de internação em leitos aumentou para 14 dias em média”, alertou o secretário. Ele disse ainda que o ápice da crise neste momento, coincide com o aumento da variante P1 do vírus e que acredita que as medidas de isolamento devam estabilizar o sistema de saúde. 

No próximo sábado completa uma semana do início da vigência dos Decretos, Estadual e Municipal, que estabeleceram medidas mais restritivas para tentar conter o avanço da doença e desafogar o sistema de saúde. No entanto o impacto da restrição às atividades, consideradas pelo poder público não essenciais, só será percebido nas próximas semanas. Até domingo prefeitos e secretários de saúde dos principais municípios do Paraná devem se reunir com o governador do estado, Ratinho Junior, e com o secretário estadual de saúde, Beto Preto, para definir as novas diretrizes de combate ao coronavírus.  

Vacinação

O mais recente boletim da vacinação divulgado pela Fundação Municipal de Saúde mostra que 14.151 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (5) a imunização chega a uma nova etapa. É a vez dos profissionais da saúde das clínicas de endoscopia, cardiologia, oftalmologia, neurologia, ortopedia, fisioterapia e do ambulatório do IML.

A prefeitura de Ponta Grossa estima imunizar toda a população com mais de 18 anos contra a Covid-19 até outubro. O prazo foi calculado com base no ritmo atual de repasse das doses pelo Ministério da Saúde. A possibilidade de compra de vacinas por meio do Consórcio Nacional de Prefeituras, do qual Ponta Grossa sinalizou interesse em participar, reduz o prazo para 180 dias. De acordo com o secretário Manjabosco, se o consórcio se concretizar, Ponta Grossa pode receber 40 mil doses por mês e poderia bater a meta de vacinação de aproximadamente 250 mil pessoas até fim de agosto ou início de setembro. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE