PUBLICIDADE

Itaipu visa expandir projeto de esporte em PG e Telêmaco

O investimento de R$ 5 milhões vai permitir atender crianças, adolescentes e adultos de dez cidades em dez modalidades paradesportivas

O projeto é voltado para crianças, adolescentes e adultos com deficiências intelectuais e físicas
O projeto é voltado para crianças, adolescentes e adultos com deficiências intelectuais e físicas -

Um convênio inédito assinado entre a Itaipu Binacional e o Projeto Maestro da Bola, de Foz do Iguaçu (PR), vai possibilitar que pessoas com deficiências (PCDs) possam participar ou competir em dez modalidades paradesportivas. A ideia é atender 600 beneficiários(as) diretos(as) durante a vigência do convênio, que tem duração de três anos e investimento previsto de R$ 5 milhões.

O projeto é voltado para crianças, adolescentes e adultos com deficiências intelectuais e físicas, encaminhados(as) pela rede de serviços socioassistenciais e por demanda espontânea e/ou busca ativa no município de Foz do Iguaçu, podendo ser expandido preferencialmente para os municípios de Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Francisco Beltrão, Cascavel, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Londrina, Curitiba e Maringá, todos no Paraná.

As atividades esportivas oferecidas são bocha, parabadminton, tênis de mesa, paracanoagem, atletismo, futebol de cegos, goallball, natação, basquete em cadeira de rodas e futsal DI.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, essa parceria vai garantir amplo acesso da população com deficiência a atividades esportivas com ações de qualidade. “É a Itaipu cada vez mais inclusiva, atuando diretamente como promotora de ações de responsabilidade social, promovendo acessibilidade e bem-estar social através do esporte”, afirmou.

Para a gestora do convênio pela Responsabilidade Social de Itaipu, Luciany dos Santos Franco, trata-se de um investimento no esporte como agente transformador e de inclusão. “O projeto aposta na socialização, no sentimento de pertencimento e no desenvolvimento de novas habilidades cognitivas e técnicas, melhorando a autonomia e mobilidade para as pessoas portadoras terem melhor qualidade de vida.”

CAPACITAÇÃO - Durante o convênio, a intenção é formar pelo menos 10% dessas pessoas para competições oficiais e desenvolver nove festivais paradesportivos entre as modalidades executadas, além de formar uma equipe multidisciplinar que atenda as demandas biopsicossociais dos(as) atendidos(as) pelo Maestro PCD.

O projeto se compromete ainda a apoiar centros paradesportivos do Paraná, por meio do fornecimento de uniformes, capacitação e todo tipo de apoio necessário, além de realizar três festivais paradesportivos por ano em Foz do Iguaçu, fomentando a inclusão dos(as) alunos(as) por meio da participação em competições paradesportivas. 

SITUAÇÃO - O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos, segundo estimativas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022.

Os dados de educação, trabalho e rendimento das pessoas com deficiência mostram que essa população ainda está muito menos inserida nas escolas e no mercado de trabalho do que o restante da população. Enquanto 93,9% das crianças sem deficiência de 6 a 14 anos frequentam o ensino fundamental, essa taxa é de apenas 89,3% entre as crianças com deficiência na mesma faixa etária.

O número fica ainda menor entre os jovens: 71,3% das pessoas com deficiência entre 11 e 14 anos frequentam o ensino fundamental, contra 86,1% das pessoas sem deficiência. No mercado de trabalho, a situação é ainda mais grave, segundo o IBGE. O nível de ocupação é de 26,6% entre as pessoas com deficiência, ante 60,7% entre a população brasileira total.

A inclusão esportiva também é bem abaixo da população sem deficiência. Isto porque, para a atividade ser praticada, necessita-se de estrutura adaptada, profissional capacitado(a), material adequado e acessibilidade.

FOZ DO IGUAÇU - Levantamento feito pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para a elaboração do “Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência” aponta que mais de 20% da população de Foz do Iguaçu possui algum tipo de deficiência. O Cadastro Único da Assistência Social do Município, com referência ao mês de julho de 2019, tem cadastrados 6.087 indivíduos com deficiência; destes, 1.669 possuem deficiência mental ou intelectual, 3.095 possuem deficiência física motora, 204 são deficientes auditivos e 584 têm baixa visão. No ano de 2019, havia 387 alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Educação, que possuem direito ao Atendimento Educacional Especializado.

Profissionais que trabalham com PCDs possuem diversas características e habilidades. Eles(as) tendem a ser empáticos(as), pacientes e têm compreensão das necessidades individuais das pessoas com deficiência, bem como profundo conhecimento das legislações e de seus direitos.

MAESTRO FUTSAL - Além desse convênio inédito, a Itaipu também possui outra parceria com o Maestro da Bola para atender mil crianças de 7 a 14 anos, 500 delas em Foz do Iguaçu e outras 500 em polos de municípios como Ramilândia, Diamante do Oeste (aldeias indígenas), São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Guaíra e Mundo Novo, pela prática do futsal. Além do esporte, o Maestro da Bola presta amparo social e promove formação ética e cidadã de seus atletas. As atividades incluem palestras, eventos integrativos, mentorias e intercâmbios, entre outras ações.

ITAIPU - Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE ESPORTES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE